Rede de Bibliotecas da Lousã


  



O Programa Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho da Lousã iniciou o seu processo como projeto piloto do Ministério da Educação no ano letivo 1996/97 com a celebração de Acordos de Cooperação para a criação das Bibliotecas Escolares das Escolas Básicas do 1.º Ciclo da Lousã e de Santa Rita, tendo sido posteriormente alargada.

Em 2009, com a abertura da Biblioteca Escolar do JI e EB1 da Ponte Velha, todas as Escolas passaram a estar servidas com uma Biblioteca Escolar.

A Rede de Bibliotecas da Lousã é organizada a partir da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, através de um grupo de trabalho que envolve vários parceiros locais. Presentemente fazem parte da Rede de Bibliotecas da Lousã as seguintes bibliotecas:

   • Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
   • Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Lousã
   • Biblioteca Escolar da Escola Básica n.º 1 da Lousã
   • Biblioteca Escolar da Escola Básica n.º 2 da Lousã
   • Biblioteca Escolar de Casal de St.º António
   • Biblioteca Escolar de St.ª Rita  
   • Posto de Leitura do Jardim de Infância de Serpins
   • Posto de Leitura do Jardim de Infância do Regueiro
   • Posto de Leitura do Jardim de Infância do Freixo
   • Biblioteca da Junta de Freguesia das Gândaras

A Rede de Bibliotecas da Lousã está em permanente crescimento, prevendo-se a adesão de outras bibliotecas. Entidades locais com biblioteca, como a Escola Profissional da Lousã, a ARCIL ou a Filarmónica da Lousã, podem também aderir à Rede.

Com esta Rede uniformizam-se os procedimentos em todas as bibliotecas e faz-se circulação e troca de livros interbibliotecária, maximizando os recursos existentes. Ainda, a Rede de Bibliotecas da Lousã pretende a criação de um cartão único, através do qual o leitor pode requisitar nas várias bibliotecas.


Plano de Ação da Rede de Bibliotecas da Lousã

Anualmente a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro e a Rede de Bibliotecas Escolares da Lousã estabelecem um Plano de Ação para a promoção da leitura no Concelho.
Este plano integra várias iniciativas e parceiros, pretendendo envolver toda a comunidade.

Projeto de Promoção da Leitura

O Projeto de Promoção da Leitura consiste na realização de atividades de animação e mediação da leitura realizadas em tempo letivo, com duração inferior a 90 minutos e mediante inscrição dos docentes.
Tem sido realizado nos Jardins de Infância Públicos e da Rede Solidária e com as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, privilegiando as crianças mais jovens.
O projeto é organizado pela Rede de Bibliotecas da Lousã que seleciona os livros que serão lidos às crianças e jovens, em consonância com o aconselhamento do Plano Nacional de Leitura, da Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian e das Metas Curriculares definidas pelo Ministério da Educação.
A leitura é dinamizada preferencialmente nas bibliotecas escolares ou municipal, por equipas distintas e conforme a disponibilidade, tais como: Contadoras de Histórias da Secção de Educação e Juventude e da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro; Grupo de Contadores de Estórias da Escola Secundária da Lousã e AVEL (Associação Viva a Escola da Lousã); membros das equipas das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Ofertas de Livros

A Câmara Municipal da Lousã tem vindo a oferecer livros aos seus munícipes em diversas iniciativas, como forma de estimular a leitura, pretendendo ainda proporcionar recursos para diversas áreas do conhecimento.
Todos os natais, a Autarquia oferece cerca de mil livros às crianças dos jardins de infância públicos e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, um projeto iniciado no ano 2000, cujo objetivo principal é incutir nas crianças o gosto pela leitura, promovendo a leitura em família. 
Partilhar no Facebook