Projeto Horizontes Integrados


A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um tema atual e indispensável na democracia e numa sociedade que se pretende seja mais equilibrada e justa.

A Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, refere que “a igualdade das mulheres e dos homens é um direito fundamental para todos e todas, constituindo um valor capital para a democracia. A fim de ser completamente conseguido, não é suficiente que este direito esteja legalmente reconhecido, sendo necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida: política, económica, social e cultural”.

Assim, a Câmara Municipal -  instituição promotora de desenvolvimento social e com um papel fundamental da Administração Pública Local no combate das desigualdades - desenvolve desde 2011 o Projeto "Horizontes Integrados" que visa promover uma política integrada de promoção da igualdade de género, contribuindo para desenvolver uma mudança na cultura organizacional do Município tendo em conta as necessidades, expectativas e aspirações de homens e mulheres, adequando as respostas prestadas e integrando, de forma transversal, o objectivo da promoção da igualdade de género em todos os vetores centrais da autarquia.

Com a concretização deste projeto, a Autarquia elaborou o Plano Municipal para a Igualdade com os parceiros locais, para a efetiva integração da perspetiva de igualdade de género nos processos e iniciativas e para a sua promoção ao nível do desenvolvimento local.


Objetivos do Plano Municipal de Igualdade

:: Difundir os valores da igualdade de género através da educação e informação, potenciando a mudança de mentalidades;

:: Melhorar a qualidade dos serviços prestados pela autarquia e por outras entidades locais;

:: Promover a igualdade de género como motor desenvolvimento local, através de ações concretas;

:: Potenciar o papel ativo da família nas suas diferentes dimensões - individual, parental, conjugal;

:: Aumentar a capacitação de mulheres e homens em situações de vulnerabilidade;

:: Promover iniciativas de intervenção comunitária através de:
      - Dinamização de ações de in/formação sobre igualdade de género e violência doméstica;
      - Promoção de ações positivas nos vários domínios da sociedade;
      - Dinamização de fóruns comunitários recorrendo à utilização das tecnologias de informação e comunicação.



Partilhar no Facebook