Centro de Recursos Alimentares


A Câmara Municipal da Lousã tem organizado a distribuição de recursos alimentares em colaboração com as entidades sociais do concelho.

A nível local, foi estabelecido um protocolo com a Associação Vida Abundante, entidade responsável pela gestão na recolha e distribuição dos bens alimentares. Similarmente, a Segurança Social distribui às instituições bens de acordo com o número de utentes e famílias em situação de carência.

De 2001 a 2005 o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) era da responsabilidade da Câmara Municipal da Lousã e dos Serviços Locais da Segurança Social. 

A partir de 2006, a Associação Vida Abundante passou a ser a entidade gestora do PCAAC, após a sua adesão ao Conselho Local de Ação Social. 

Em 2014 o Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados (FEAC) substitui o programa comunitário de distribuição alimentar anterior.

Podem ser beneficiários do FEAC aqueles que residam em território nacional e todas as famílias/pessoas e instituições/utentes, cuja situação de dependência social e financeira for constatada e reconhecida com base nos Critérios de Elegibilidade aprovados, nomeadamente as famílias mais carenciadas por baixo rendimento do agregado familiar. 

Deste modo, são priorizadas as situações de desemprego prolongado, prisão, morte, doença, separação e abandono, pensionistas do regime não contributivo, número de pessoas do agregado familiar, situações de catástrofe, entre outras.

A Associação Vida Abundante e as Conferências Vicentinas angariam ainda diversos bens (alimentos, vestuário, calçado, mobiliário, entre outros) que são distribuídos ao longo do ano a famílias carenciadas de acordo com o encaminhamento efetuado pela rede de técnicos de Ação Social do concelho.

A Câmara Municipal da Lousã atribui ainda Vales de Compras para Bens Essenciais, sendo estas enquadradas no âmbito do MAPSES - Medidas de Apoio a Situações de Emergência Social.
Partilhar no Facebook