Lousã assinalou o “Dia Municipal da Igualdade”

24 e 26 de outubro
Nos dias 24 e 26 de outubro, a Câmara Municipal da Lousã assinalou o “Dia Municipal da Igualdade” com enfoque na Igualdade de Género. Esta iniciativa foi concretizada graças ao envolvimento de várias entidades, entre elas ACTIVAR com o Espaço J, no âmbito do programa Escolhas para além de outras de entre as quais: EntreGente, CLDS +, ADSCCL, Junta de Freguesia Lousã e Vilarinho, CPCJ, ARCIL, Agrupamento de Escolas da Lousã, Escola Profissional da Lousã, ADIC, ARCS Gândaras, C.P.S.S Serpins e C.S. Casal de Ermio, COJ da Lousã- caritas Diocesana de Coimbra. Foram dois dias de grande atividade na promoção da Igualdade.

No dia 24, o foco da intervenção foi feito nas escolas e nas IPSS do concelho num esforço concertado entre todas as entidades envolvidas. Conseguiu-se a participação de 26 turmas dos vários ciclos de ensino, os ATL geridos pela ARCIL e pelo C.PSS Serpins e ais os Jardins de Infância das IPSS da SCMLousã, da ADIC e do C.S.C Ermio, e ainda as Atividades de Animação de apoio à família da ARCS. Gândaras e da ACTIVAR abrangendo mais 850 alunos/as, crianças e jovens.

Com dinâmicas adaptadas à idade das crianças e jovens participantes, desde os jogos, ao visionamento de filmes, desenhos, slogans, foram criados momentos de discussão para uma melhor perceção da realidade ao nível das diferenças entre homens e mulheres que ainda hoje vão perdurando. O objetivo central deste dia foi o de sensibilizar e alertar as crianças e jovens para a promoção da igualdade de direitos entre Homens e Mulheres e com o intuito de que, ao longo do tempo, estas diferenças se vão esbatendo.

Foi ainda distribuído material informativo e balões alusivos ao tema à saída das escolas e pela comunidade Lousanense.

Na manhã de domingo (dia 26) foi, de uma forma saudável que as entidades organizadoras quiseram assinalar a efeméride realizando a Corrida pela Igualdade organizada pelo Espaço J, pela Cooperativa EntreGente e Câmara Municipal com o apoio de várias entidades. Após algumas fotos tiradas na Balança pela Igualdade e de um aquecimento feito pela Academia de Motricidade “Hora Bolas” foi dada a partida para a corrida onde participaram cerca de 100 pessoas. Durante os três quilómetros do percurso reinou a boa disposição e, para terminar em beleza, os participantes foram convidados para uma fotografia de grupo e para “usarem e abusarem” das fotos na Balança da Igualdade.

O Espaço J e a Câmara Municipal aproveitam para agradecer a todas as entidades parceiras e a todas as pessoas que participaram nesta iniciativa, deixando desde já um convite para o próximo ano de “Pedalar pela Igualdade”!