Notícia

Câmara Municipal lança novos projetos na Semana dos Afetos


[+] Ampliar
Agrupamento de Escolas integra iniciativas da Autarquia
A Câmara Municipal da Lousã vai, como já é habitual, participar na Semana dos Afetos do Agrupamento de Escolas da Lousã, desta vez com o lançamento de dois novos projetos.

O “Crescer Feliz” vai ser dinamizado pela Professora Doutora Priscilla Pegas, com o objetivo de trabalhar as emoções e as relações interpessoais, e inclui ações destinadas a alunos do 1.º e 3.º CEB e também a docentes, Assistentes Operacionais, Animadores e Monitores de ATL e de Atividades de Animação e Apoio à Família e Pais e Encarregados de Educação indicados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lousã (CPCJL). Este programa tem, portanto, vários eixos de atuação e surge na sequência da vontade expressa das Associações de Pais e Encarregados de Educação, com as quais a Autarquia tem dialogado e reunido. 

No âmbito do Projeto de Promoção da Leitura e de Prevenção dos Abusos Sexuais de Crianças, que irá desenvolver-se numa parceria entre a Rede de Bibliotecas da Lousã e a CPCJL, os pais de todas as crianças do Pré-Escolar serão convidados pelas educadoras de infância do concelho a ler em casa o livro “Kiko e a mão”, que pode ser descarregado nesta ligação. Uma vez que os dados disponíveis sugerem que cerca de 1 em cada 5 crianças na Europa são vítimas de alguma forma de violência sexual, a colaboração das famílias na análise do livro torna-se “obrigatória”.  

São ainda de salientar outras iniciativas municipais como: a leitura, por parte de Contadores de Histórias da Câmara Municipal, do livro “Quanto vale a Amizade”, de Maria Lúcia Carvalhas e Raquel Pinheiro, aos alunos dos 3.º e 4.º anos; a disponibilização nas bibliotecas escolares de um novo título sobre a igualdade de género, o respeito pela diferença e a prevenção da violência sexual: “Viagem de Peludim” , de Sara Rodi e Vânia Beliz, e a realização de dinâmicas em torno de um jogo sobre os Direitos das Crianças, em parceria com a ACTIVAR.
Partilhar no Facebook