Documentos Estruturantes


Lousã, "Cidade" Educadora



A Câmara Municipal ratificou a Carta das Cidades Educadoras e aderiu à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em 2017.  Esta Rede conta com 37 países do mundo e quase 500 “Cidades”.

A adesão a esta associação internacional de municípios permite debate e partilha de projetos comuns, com base num conjunto de princípios fomentadores de cidades com melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, mais solidárias e inclusivas. 

Com a adesão à Rede, a Lousã tem mais fácil acesso a conhecimento e iniciativas de organismos internacionais, fomenta parcerias, divulga experiências e boas práticas, dando a conhecer a particularidade da identidade do território da Lousã. Haverá também acesso a um Banco Internacional de Documentos, Monográficos Temáticos, Exposições, Boletins e participação em Congressos Internacionais.

Todas as informações sobre a Rede de Cidades Educadoras em http://www.edcities.org 


 Carta Cidades Educadoras  



Projeto Educativo Local

Articular as políticas, as práticas comunitárias e empresariais e os projetos educativos das escolas e centros de formação num projeto municipal alargado e integrado que envolva, numa interdependência mutuamente enriquecedora, as dimensões de educação e formação e de desenvolvimento económico, social e cultural é um imperativo dos dias de hoje.

Assim, desde 2013, o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra está, em conjunto com a Câmara Municipal da Lousã, a elaborar o Projeto Educativo Local, com o objetivo de edificar um concelho educador, inovador e criativo e planear uma articulação estratégica entre os diferentes atores educacionais, as diferentes comunidades e a sociedade civil do concelho, abrangendo as áreas económica, social, cultural, desportiva, entre outras.

Neste contexto, mais que a revisão da carta educativa concelhia prevista no âmbito da lei, todo o processo educativo do concelho da Lousã deve ser integrado num projeto educativo e este deve vir a assumir-se como um verdadeiro plano estratégico para a educação.

O Projeto Educativo Local pretende criar uma dinâmica integrada, onde a educação e a formação se encontram intimamente associadas ao desenvolvimento sustentável do território concelhio e da própria sub-região, de modo a que, num momento em que a competitividade territorial se intensifica, o concelho da Lousã se assuma como um território educativo de excelência.

O documento atualizado será disponibilizado brevemente.



Partilhar no Facebook