Documentos Estruturantes


Projeto Educativo Local

Articular as políticas, as práticas comunitárias e empresariais e os projetos educativos das escolas e centros de formação num projeto municipal alargado e integrado que envolva, numa interdependência mutuamente enriquecedora, as dimensões de educação e formação e de desenvolvimento económico, social e cultural é um imperativo dos dias de hoje.

Assim, em 2013, 2014 e 2015, o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra está, em conjunto com a Câmara Municipal da Lousã, a elaborar o Projeto Educativo Local, com o objetivo de edificar um concelho educador, inovador e criativo e planear uma articulação estratégica entre os diferentes atores educacionais, as diferentes comunidades e a sociedade civil do concelho, abrangendo as áreas económica, social, cultural, desportiva, entre outras.

Neste contexto, mais que a revisão da carta educativa concelhia prevista no âmbito da lei, todo o processo educativo do concelho da Lousã deve ser integrado num projeto educativo e este deve vir a assumir-se como um verdadeiro plano estratégico para a educação.

O Projeto Educativo Local pretende criar uma dinâmica integrada, onde a educação e a formação se encontram intimamente associadas ao desenvolvimento sustentável do território concelhio e da própria sub-região, de modo a que, num momento em que a competitividade territorial se intensifica, o concelho da Lousã se assuma como um território educativo de excelência.

O documento atualizado será disponibilizado brevemente.



Carta Educativa 

A Carta Educativa do Concelho da Lousã apresenta-se como um instrumento fundamental para o Desenvolvimento Educativo do concelho, surgindo na sequência lógica da realização e aprovação de um Estudo Prévio.

Neste seguimento, a Carta Educativa Municipal foi concluída, sujeita a discussão pública por parte dos diversos parceiros educativos e aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação (8 de junho de 2005), Executivo Municipal (20 de junho de 2005) e Assembleia Municipal (28 de dezembro de 2005). Foi homologada pela Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, no dia 20 de dezembro de 2006, em Viana do Castelo.

A Carta Educativa de 2005 traduziu um trabalho de planeamento desenvolvido numa lógica de parceria e cooperação entre os diversos agentes educativos locais. Entre as várias ações previstas neste documento há que destacar as seguintes: concretização da manutenção e construção de Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo; requalificação da Escola Básica da Lousã; construção da Nova Escola Básica do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Passada uma década da sua elaboração, a Carta Educativa está a ser revista no âmbito do Projeto Educativo Local.


Carta Educativa 2005  



Projeto Educativo Concelhio

O Projeto Educativo Concelhio foi desenvolvido pelo Conselho Municipal de Educação, em 2005, e os seus objetivos principais são delinear estratégias de atuação e traçar uma linha orientadora comum a todos os Estabelecimentos de Ensino do Concelho da Lousã, com vista que todos, numa lógica de parceria e cooperação, desenvolvam ações com base numa temática comum: educação para a cidadania.

De salientar que este é um projeto em permanente construção, cujo âmbito se traduz num conjunto de ações que visam resultados ao nível das competências dos cidadãos do município, desde o nível Pré-Escolar, nas áreas da educação para a saúde, sexualidade, ambiente, qualidade de vida e participação cívica.

O documento atualizado, realizado no âmbito do Projeto Educativo Local, será disponibilizado brevemente.

 

Projeto Educativo Concelhio 2005 




Partilhar no Facebook