Política e Cidadania

 

Orçamento Participativo Jovem



O Orçamento Participativo Jovem pretendeu dar voz aos cidadãos mais jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos. Os jovens lousanenses identificaram, propuseram, debateram e votaram projetos que consideraram de interesse para a Lousã.

A Câmara Municipal da Lousã analisou as propostas, pretendendo implementar as propostas vencedoras durante o ano seguinte.  

Para desenvolver o “Orçamento Participativo Jovem”, a Autarquia contou com a parceria da Activar, associação que promoveu um workshop sobre Orçamento Participativo, no âmbito do programa Grundtvig - Lifelong Learning Programme, durante o mês de maio de 2012, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. Ainda, as entidades do Conselho Consultivo Municipal da Juventude e Desporto e as Juntas de Freguesia do Concelho colaboraram com a divulgação e a promoção do projeto junto do público jovem.

As Normas de Implementação do OPJ 2015 foram aprovadas na reunião de Câmara de 2 de fevereiro de 2015.

  Normas Orçamento Participativo Jovem 2015


O projeto vencedor do OPJ 2014 foi o Missão Pat’Ajudar de Mariana Carvalho.

O projeto vencedor do OPJ 2015, a concretizar em 2016, foi o Lousã a Mexer de Margarida Correia, Marco Sequeira, Rui Dias, Pedro Dias e Salomé Dias.

Desde 2015 o Orçamento Participativo foi alargado ao público em geral, pelo que os jovens a partir dos 16 anos podem agora concorrer com um orçamento mais significativo. Informações sobre o Orçamento Participativo da Lousã aqui.


Partilhar no Facebook