Rede de Refeitórios Escolares




O fornecimento de refeições no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico compete às Câmaras Municipais, enquanto que as refeições dos 2.º, 3.º Ciclos e Secundário são da responsabilidade do Ministério da Educação. 

O Município da Lousã tem vindo a apostar na requalificação dos refeitórios e cozinhas escolares, construindo novos espaços ou reformulando os existentes, articulando responsabilidades com o Agrupamento de Escolas nos casos de Estabelecimentos de Ensino onde existem Ciclos de Ensino de diferentes tutelas. O Concelho da Lousã possui uma cobertura total de fornecimento de refeições, sendo a maioria consumida no Estabelecimento Escolar onde é confecionada.

O fornecimento de refeições das Escolas Básicas de Casal Sto. António e de Sta. Rita e dos Jardins de Infância da Lousã, Freixo, Fontainhas, Santa Rita e Serpins funcionam através de adjudicação da Câmara Municipal a empresas com Certificado de Qualidade. O controlo de qualidade é realizado regularmente e inclui vistorias de acompanhamento e avaliação. Algumas vantagens deste Certificado são a elaboração de ementas por nutricionistas especializados, o controlo de intolerâncias ou restrições alimentares de algumas crianças, bem como elevadas exigências quanto aos produtos alimentares e à higiene.

Pode consultar na plataforma SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem ou no site da Câmara Municipal as ementas das refeições da responsabilidade direta da Câmara Municipal.

As refeições servidas nas Escolas Básicas n.º 1 e n.º 2 são da gestão do Agrupamento de Escolas da Lousã, estando prescritos os mesmos padrões de qualidade.



Certificação do Sistema de Segurança Alimentar dos Refeitórios Escolares

Desde janeiro de 2007 foi implementado nos Refeitórios Escolares geridos pela Câmara Municipal Lousã um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar,  conforme a Norma ISO 22 000: 2005.

A Autarquia pretendeu o reconhecimento das Boas Práticas e Segurança Alimentar por parte de uma Entidade Externa Acreditada, objetivo que foi alcançado em 2008 e mantido nos anos seguintes.
Com a Certificação de Qualidade ambiciona-se:

- Desenvolver uma resposta adequada ao nível do fornecimento de refeições;
- Garantir o serviço de refeições em todos os Estabelecimentos de Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo;
- Garantir a todas as crianças do Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo uma alimentação saudável, variada e equilibrada;
- Dinamizar o refeitório escolar através de planos de animação e de educação alimentar;
- Envolver os Docentes e Encarregados de Educação nas atividades desenvolvidas;
- Adaptar as ementas às faixas etárias, aos costumes e tradições da região;
- Dar a conhecer novos sabores e alimentos, fomentando o consumo dos menos apreciados;
- Promover hábitos alimentares saudáveis;
- Qualificar continuamente os recursos humanos afetos a esta área;
- Monitorizar via sistema informático as atividades de verificação do sistema de Gestão de Segurança Alimentar, através da aquisição de tablets e adaptação do modelo "relatório de visitas" ao sistema informático.



Todos os anos letivos, são realizadas auditorias internas e externas que têm como objetivo, manter o nível de Segurança Alimentar, que é o objetivo mandatário da Câmara Municipal da Lousã.
Partilhar no Facebook