Plano Municipal Sénior


O isolamento social da população idosa apresenta-se cada vez mais como uma problemática central na sociedade atual e um fenómeno em crescente. Na falta de estratégias nacionais para a resolução integral desta situação, a Câmara Municipal definiu localmente respostas com vista a minimizar e prevenir alguns dos problemas.

Neste sentido, desde 2001, tem desenvolvido um conjunto de atividades de apoio individual e de animação sociocomunitária com e para este grupo alvo, através do Plano Municipal Sénior.


Objetivos

:: Garantir melhores condições de vida à população idosa, priorizando os mais desfavorecidos;
:: Garantir e melhorar a mobilidade através UrbLousã com preços especiais para seniores e transporte a pedido;
:: Melhorar a qualidade de vida, através da ocupação saudável dos seus tempos livres, com atividades físicas recreativas, lúdicas e de lazer;
:: Proporcionar convívios interfreguesias e intergeracionais;
:: Promover a sua autonomia, de preferência no seu meio habitual, implementando ou dinamizando as redes de apoio social;
:: Rentabilizar os recursos existentes, quer humanos, quer materiais e económicos com o objetivo de: melhorar as condições de prestação de serviços; incentivar as associações locais a desenvolver atividades lúdicas; reduzir o isolamento da população idosa através do seu envolvimento num conjunto de atividades; promover interação familiar e a estabilidade psicossocial.


Cartão Municipal Sénior


Cartão gratuito, pessoal e intransmissível para:
:: Participação gratuita em atividades do Plano Municipal Sénior;
:: Descontos em produtos e serviços em algumas empresas, instituições e lojas do comércio local.

Podem aderir ao cartão pensionistas por invalidez ou seniores com idade igual ou superior a 62 anos, bem como residentes fixos, recenseados no Concelho da Lousã. Ao aderir, informaremos das empresas aderentes.

Se é munícipe e pretende aderir, dirija-se ao Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal para preencher a ficha de inscrição, com os seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão; Cartão de pensionista; Cartão de eleitor; fotografia tipo passe.

Se é empresa, comerciante ou entidade prestadora de serviços e pretende aderir preencha o formulário de aderente e indique os produtos e serviços a abranger pelo cartão, bem como os respetivos descontos.

         

Atividades do Plano Municipal Sénior

10 mil Vidas – telesaúde
Serviço de apoio - inovador e com comprovada fiabilidade - pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus utilizadores.

O projeto 10 mil Vidas está a ser implementado no Concelho da Lousã e destina-se prioritariamente a cidadãos incapacitados, em isolamento ou desfavorecidos, com fraca rede familiar e de vizinhança.

Aos beneficiários, são atribuídos dispositivos móveis de telesaúde, que facultam um conjunto de serviços e de respostas para situações de urgência ou emergência, permitem a monitorização de indicadores de saúde, garantem uma maior segurança e minimizam a solidão.

Numa primeira fase, o projeto abrange 50 pessoas, proporcionando uma permanência na habitação de forma mais segura, conforme protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Cuidados de Saúde.

Objetivos:
:: Promover o combate à exclusão das pessoas mais idosas que vivem sozinhas ou em isolamento social;
:: Testar novos modelos de apoio à pessoa idosa do concelho;
:: Assegurar articulação estreita entre as instituições e a família no apoio ao idoso;
:: Avaliar e monitorizar a saúde.


Miminhos dos Avós
Projeto intergeracional cujo principal pressuposto postula que a interação entre as pessoas é essencial para a satisfação das suas necessidades. Pretende promover atitudes proativas, valorizar as competências individuais e as práticas antigas, bem como fomentar a aprendizagem por modelagem.

O projeto compõe-se com um conjunto de atividades e artes várias coordenadas pelos próprios idosos ou por monitores e voluntários. São realizadas atividades de pintura, bordados, trabalhos manuais, teatro, entre outros.

Os “Miminhos dos Avós” possuem uma vertente solidária, apoiando entidades locais através da venda dos trabalhos feitos pelos próprios.


Lousã a Mexer +
Trata-se de um projeto de promoção de atividade física e desportiva que tem como objetivos fomentar estilos de vida saudáveis, promover o bem-estar físico e mental e incrementar o convívio e a interação.

O público sénior pode realizar atividades de Natação, Hidroginástica, AeroGym, Zumba, Ginástica, Caminhadas entre outras.

As atividades são realizadas em espaços diversificados do Concelho como a Piscina Municipal, o Pavilhão do Bairro dos Carvalhos, o Salão de Santa Luzia, o Centro Social e Cultural da Ponte Velha, o Clube Recreativo Vilarinhense, Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, o Centro Social do Pinhal, o Centro Social de Foz de Arouce, o Centro Social de Casal de Ermio, entre outros.


Internet sem Idade
Projeto de formação em novas tecnologias, onde são abordados temas como Sistema Operativo Windows, Internet, Redes Sociais e E-mail. Anualmente realizam-se dois a três cursos que podem ser organizados em parceria com entidades locais.

As ações decorrem na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro que dispõe de computadores e Wi-fi.


Passeios Séniores
Passeios gratuitos organizados pela Câmara Municipal, envolvendo as várias freguesias. Proporcionam-se visitas a várias zonas do país, nomeadamente a zonas de praia ou serra, incluindo-se visitas a museus, sítios, jardins, santuários, igrejas, entre outros.

Anualmente realizam-se dois passeios com a duração de um dia, que proporcionam momentos de convívio e partilha entre os portadores do Cartão Sénior Municipal da Lousã.


Convívios e Matinés Dançantes
Assinalar o Dia do Coração, o início da Primavera, o Entrudo, o Magusto, o Dia dos Avós, o Dia Internacional do Idoso, entre outros são o mote para dinamizar, ao longo do ano, festas convívio para a população sénior do Concelho.

Estas comemorações têm por objetivos promover o convívio entre a população sénior do concelho e minimizar os fatores de isolamento dos que vivem em localidades mais distantes.
Em muitas das festas, promove-se a dança como prática de exercício físico e oferece-se um lanche.


Estórias C@ntadas
O grupo que integra o projeto Miminhos dos Avós criou, em 2011, um projeto por si monitorizado que conta com momentos de leitura expressiva em voz alta e expressão dramática.

Tem por objetivos específicos estimular a capacidade intelectual e memória dos mais velhos, promover a animação pela arte de contar estórias, desenvolver a construção de uma interrelação comunicativa entre os pares e explorar a imaginação e envolver as instituições locais num processo interativo.


Ações de Sensibilização
Anualmente são realizadas ações em colaboração com parceiros locais, sobre diversas temáticas ligadas à saúde, segurança, alimentação saudável, direitos, entre outros.

O Destacamento Territorial da GNR da Lousã, através do apoio do Núcleo de Intervenções Especiais realiza ao longo do ano ações de informação de forma descentralizada, sobre a temática “Idosos em Segurança”, “Policiamento de Proximidade” onde são dados alguns conselhos sobre cuidados a ter em casa, cuidados a ter na rua, prevenção de burlas.


Envelhe(SER)
O projeto Envelhe(SER) consiste na realização de encontros semanais onde são abordados assuntos, tais como, a atenção e memória, o raciocínio lógico, o cálculo matemático, a reminiscência, sessões de relaxamento e alimentação saudável. A metodologia utilizada é expositiva, mas dinâmica e participativa, sendo tratados diversos temas de interesse para este grupo etário.

São objetivos deste projeto:
:: Capacitar os participantes de estratégias construtivas e saudáveis para o bem envelhecer,
:: Desenvolver a auto confiança e autoconhecimento,
:: Promover o convívio e a socialização,
:: Prevenir sentimentos ansiosos e depressivos,
:: Estimular a capacidade de atenção e concentração,
:: Ocupar de modo saudável os tempos livres, com atividades recreativas, lúdicas e de lazer,
:: Fomentar a cooperação entre o público-alvo, e o (re)conhecimento mútuo, estreitando laços afetivos.


Semana Sénior
Realizada todos os anos, o modelo de funcionamento sido diversificado, mas envolve sempre todo o Concelho da Lousã, nomeadamente as Instituições Particulares de Solidariedade Social, o Associativismo e as Juntas de Freguesia.
Anualmente, os parceiros locais definem em conjunto o modelo a aplicar:
:: Semana centralizada num espaço da vila da Lousã, que proporciona maior convívio interfreguesias;
:: Semana descentralizada nas freguesias, que permite uma maior abrangência e participação das pessoas com mais idade, em especial as mais dependentes, muitas delas apoiadas pelos serviços das instituições locais.
Habitualmente, a Semana Sénior desenvolve-se em setembro ou outubro, por vezes coincidindo com a celebração Dia Internacional do Idoso.

Objetivos:
:: Divulgar serviços, projetos e atividades desenvolvidas por Instituições Particulares de Solidariedade Social e associações locais;
:: Proporcionar espaços de convívio e de animação
:: Sensibilizar para questões ligadas ao bem-estar físico, psíquico, segurança e direitos;
:: Promover o envolvimento de várias entidades, associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social locais. 


Partilhar no Facebook