Banco de Tempo

Agência do Banco de Tempo na Lousã

Quem é que não se queixa de falta de tempo para resolver todos os problemas do dia-a-dia?

Quem é que não gostaria de poder ajudar mais os outros e de poder participar ativamente na vida da sua comunidade?

Toda a gente, claro. Mas voltamos sempre à mesma questão: não há tempo. Ou melhor, não havia. Porque agora há uma forma de rentabilizar a sua boa vontade e o seu espírito solidário. Basta abrir uma conta no Banco de Tempo. Uma conta pessoal com ganhos essencialmente colectivos.

O Banco de Tempo é um banco em tudo igual aos outros. Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. A pessoa que esteja disposta a dar uma hora do seu tempo para prestar um conjunto de serviços, recebe em retribuição uma hora para utilizar em benefício próprio.

Esta rede apoia-se no Banco Central, coordenado pelo Graal (Movimento Internacional de mulheres motivadas pela procura espiritual e empenhadas na transformação do mundo numa comunidade global de justiça e de paz) e as agências, inseridas em cada comunidade, resultado da parceria de instituições locais.
Nos nossos dias torna-se cada vez mais importante cultivar as relações interpessoais e o voluntariado. Assim, a Activar, a Câmara Municipal da Lousã, através da Secção de Juventude e a Escola Secundária da Lousã, uniram-se numa parceria e decidiram avançar com o projecto do Banco de Tempo na nossa vila.

Este projeto está recetivo a novas entidades que queiram ser parceiras.

O Banco de Tempo funciona na Sede da Activar na Rua Miguel Torga, n.º 7, 3200 - 159 Lousã.

O Banco do Tempo está disponível para auscultar a população, promover sessões de esclarecimento sobre a filosofia do Banco do Tempo e acolher futuros membros.

Partilhar no Facebook