Castelos e Muralhas Medievais do Mondego

Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego

A Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego foi criada para desenvolver um produto de turismo cultural de excelência na região Centro, um projeto assente na riqueza patrimonial da linha defensiva do Mondego.

Reportamo-nos ao ano de 1064, quando D. Fernando, o Magno, conquista Coimbra e entrega a guarda do condado a D. Sesnando, 1.º Governador de Coimbra. Este Moçarabe acaba por requalificar um conjunto de estruturas defensivas, assegurando na época da reconquista a guarda avançada de Coimbra.

A presença de elementos patrimoniais de grande importância histórica levou um conjunto de treze parceiros a sentar-se à mesma mesa. Os municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure, apoiados pela ERT, Turismo do Centro, pela Direção Regional de Cultura do Centro, pelo Instituto Pedro Nunes, pela Universidade de Coimbra e pela Associação Comercial e Industrial de Coimbra uniram-se para valorizar os Castelos e Muralhas do Mondego.
Partilhar no Facebook