Programas Desportivos






Férias Activas

 
 
O Programa de "Férias Ativas" apresenta-se como um projeto destinado às crianças e jovens do Concelho da Lousã e pretende proporcionar momentos de diversão e educação através da prática desportiva.

Destinado a crianças dos 6 aos 14 anos este programa tem como principais objetivos:
     * Consolidar a prática desportiva da população em idade escolar;
     * Contribuir para que o maior número de jovens realize atividade física;
     * Promover o gosto pela prática regular de atividade física;
     * Desenvolver atividades de lazer e recreação para as Crianças e Jovens;
     * Permitir a ocupação dos tempos livres de forma saudável.

O referido programa consiste em três momentos denominados de "Férias Ativas" que se desenrolam no período de pausas letivas do "Natal", "Páscoa" e "verão".

Neste contexto, uma das principais responsabilidades que a Autarquia assume prendesse com a oferta às crianças e jovens do Concelho de atividades onde possam ocupar os tempos de pausas letivas de uma forma saudável através do programa de Férias Ativas que decorre nos períodos de férias da Páscoa, Verão e Natal.

Este programa, além de pretender ocupar os tempos livres de forma ativa das crianças e jovens do concelho da Lousã, através da prática de atividades físicas, desportivas e recreativas que se desenrolam durante todo o dia nos mais diversos espaços do Concelho, disponibiliza aos encarregados de educação uma solução para o problema cada vez mais premente de onde deixar os filhos nos períodos de interrupções escolares.


Documentos para consulta:

 Regulamento: Programa Férias Ativas
 Taxas: Programa Férias Ativas




Formação Desportiva



O Programa de “Formação Desportiva” tem como principal objetivo aumentar os níveis de conhecimento e competências dos diversos intervenientes do panorama desportivo Nacional e Concelhio.

A Autarquia pretende com este programa proporcionar aos vários agentes, um conjunto de ações formativas que possam melhorar as suas capacidades e aptidões de trabalho. Exemplo do trabalho realizado na área deste programa foram a organização, em parceria com a Universidade de Coimbra, do II, IV e VI Fóruns de Desporto que tiveram lugar na Lousã e contaram, no total, com mais de 570 participantes nas suas três edições.

Outra iniciativa que é levada a cabo pela Autarquia, é a “Formação para Agentes Desportivos” que com quatro edições já realizadas, contou com mais de 240 inscritos no total.

Com a presença de formadores com elevada experiência nas áreas de treino desportivo, psicologia do desporto, medicina desportiva, nutrição no desporto, gestão do desporto, desporto adaptado entre outras áreas, a Câmara Municipal da Lousã pretende apresentar um conjunto variado de temas que se apresentam de interesse acrescido para os diversos agentes desportivos que participam no evento.

Para a realização deste programa, o Autarquia tem-se associado a entidades externas de prestígio relacionadas com o desporto, como é o caso do Instituto do Desporto de Portugal, Clubes, Associações, Federações, Faculdades de Desporto, entre outros.


 

Exercício e Saúde

 

O Programa de “Exercício e Saúde” foca os seus objetivos na generalização da prática desportiva. Esta generalização é alcançada através da organização de atividades adaptadas a todas as idades e condição física.

Exemplo disso é a realização das atividades “Lousã Saudável” e “Encontro de Gerações” que em cada uma das suas edições conta em média com 500 e 250 participantes respetivamente.

Com este programa a Câmara Municipal, através do Setor de Desporto, pretende:
     * Promover a prática desportiva informal de toda a população, através de atividades de lazer e recreação;
     * Criar hábitos saudáveis de vida;
     * Proporcionar momentos de convívio e recreação entre os diversos intervenientes.



O programa exercício e saúde apresenta-se como uma das principais áreas de intervenção do Setor de Desporto e Tempos Livres da Câmara Municipal da Lousã onde constam, também, os projetos de “Caminhadas na Serra” e “Caminhadas Urbanas” realizados ao longo do ano tirando partido do riquíssimo património Natural e Urbano que o Concelho da Lousã oferece.

As Caminhadas na Serra destacam-se pela beleza do património natural onde estas se desenrolam, tendo lugar aos domingos de manhã entre as 08h e as 13h e uma participação média de 60 pessoas por evento.

O Projeto Caminhadas Urbanas desenrola-se, principalmente, no centro da Vila da Lousã, através de percursos predefinidos com especial incidência em zonas de interesse histórico da referida vila, contando com cerca de 40 participantes por caminhada.




 
 Conversas com...

Conversas com… Pedro Roma e Eduardo MartinsConversas com... João Neto e Luís FrechesConversas com... Miguel Maia, Francisco Fidalgo e Luís VidalConversas com... Jorge Braz, António Cardoso e Paulo SimõesConversas com... San Payo Araújo, Cristina Viegas, Isabel Lemos e Alcindo Quaresma

O programa “Conversas com…” teve no ano de 2009 a sua primeira edição. Pretende-se que este evento conte com a presença de variadas personalidades do mundo do desporto, onde, num ambiente informal, falarão das suas experiências. Este programa possibilitará um momento de troca de experiências e reflexão sobre os vários aspetos da vida de um agente desportivo.

Este programa tem como principais objetivos:
     * Dar a conhecer aos munícipes exemplos práticos da vida de desportistas e outros agentes desportivos que se destacaram no panorama desportivo nacional/internacional;
     * Sensibilizar as pessoas para a prática de desporto/atividade física;
     * Proporcionar um momento informal de troca de vivências e experiências da vida de um desportista/agente desportivo;

Tendo-se iniciado em 2009, as várias edições do programa contaram já com a presença de prestigiadas individualidades do panorama desportivo nacional, tais como, Miguel Maia (Atleta Internacional de Voleibol), João Neto (Atleta Internacional de Judo), Pedro Roma (Jogador Profissional de Futebol) e Jorge Braz (Selecionador Nacional de Futsal) e San Payo Araújo e Cristina Viegas (Coordenador da Federação Portuguesa de Basquetebol e Treinadora de Basquetebol respetivamente).





Piscina Municipal



O programa da Piscina Municipal da Lousã surge no âmbito das Atividades Aquáticas praticadas nesta instalação.

A Piscina Municipal da Lousã, em funcionamento desde 1997, apresenta-se como um equipamento âncora na oferta de serviços desportivos à população do Concelho.

Através da Escola Municipal de Natação, a Piscina Municipal, comporta, atualmente, 1069 utentes que usufruem de serviços/atividades como a natação para bebés, crianças, adultos, seniores, pré-parto, pré-competição, hidroginástica, masters, natação adaptada e utilização livre.

Além das atividades regulares organizadas pela Piscina, são também oferecidos à população um conjunto de eventos de generalização da prática da modalidade como seja o Festival de Natação da Escola Municipal de Natação, e os eventos temáticos Hidro By Nigth, Hidro Open Week, entre outros.

A Câmara Municipal pretende com este programa possibilitar a participação de todos os alunos da Escola Municipal de Natação, bem como da população em geral em atividades aquáticas potenciando todos os benefícios que dai advêm, oferecendo ao mesmo tempo um ambiente de convívio/lazer entre os vários intervenientes.

A Autarquia, através do seu programa de atividades da Piscina Municipal da Lousã, cede ainda, gratuitamente, as instalações da referida infraestrutura a todos os estabelecimentos de ensino do Concelho da Lousã, nomeadamente às Escolas do 1º ciclo, Escola Secundária, Escola EB 2/3 e Escola Profissional. 


Documentos para consulta:

 Regulamento de Funcionamento das Piscinas Coberta e Descoberta do Concelho da lousã
 Taxas 2012: Piscina Municipal
 Horário das Aulas de Natação
 Horário de Utilização Livre





Desporto para Pessoas com Necessidades Especiais



O Programa de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais tem como principal objetivo possibilitar/facilitar o acesso à prática desportiva e às instalações desportivas por parte desta população alvo.

A Câmara Municipal da Lousã, ao longo da época desportiva apoia a prática desportiva de pessoas com necessidades especiais através da criação de turmas de natação adaptada na Piscina Municipal da Lousã, cedência da Piscina Municipal e do Pavilhão Nº. 2 à Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), assinatura de Protocolo com a ARCIL na área da cedência de instalações desportivas e apoio a Entidades que desenvolvem a sua atividade com pessoas com necessidades especiais (ANDI - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã e outras entidades).

No que respeita ao apoio dado às atividades direcionadas para populações especiais, apontam-se a “Descida em Cadeira de Rodas”, “Estágio da Seleção Nacional Masculina e Feminina de Basquetebol Adaptado”, “Estágio de Boccia”, jornada do “Campeonato Nacional de GoalBall”, jornada de “Futebol para Surdos” bem como a colaboração com a Provedoria Municipal das Pessoas com Incapacidade da Lousã.





Apoio a Actividades Desportivas

 
 
O Programa de Apoio a Atividades Desportivas apresenta-se como um instrumento de desenvolvimento desportivo e apoio a clubes, associações, coletividades, empresas desportivas e estabelecimentos de ensino. Estes apoios/parcerias apresentam-se, principalmente, na forma de “apoio logístico”, nomeadamente na cedência de instalações, oferta de lembranças, apoio na divulgação, entre outros. O Programa destina-se a entidades que desenvolvam atividades desportivas de elevado interesse para o Município da Lousã.

 

No caso das escolas do concelho da Lousã, a autarquia como entidade gestora das instalações desportivas, cede, gratuitamente, os Pavilhões Desportivos e a Piscina, aos vários estabelecimentos de ensino para a realização de atividades decorrentes do plano curricular de cada escola e de Desporto Escolar.

Dos eventos mais emblemáticos destacamos o Lousã Camp, o Campeonato da Europa de Rugby de Sub-19, o Maxis Cup (prova internacional de Downhill), o K42 (prova de corrida de montanha) entre outras.




Apoio ao Associativismo

 
 
Do rugby ao basquetebol, passando pelo voleibol, o futebol, as artes marciais e muitas outras modalidades, a oferta desportiva no Concelho da Lousã tem-se revelado variada e demonstrado um dinamismo crescente, resultante da boa relação entre a Autarquia e as coletividades. A aposta no desporto tem-se apresentado de diversas formas no que respeita ao apoio prestado pela Câmara Municipal à associações e clubes desportivos do Concelho da Lousã.

Desde o apoio nos transportes e dormidas para as atividades das diferentes coletividades desportivas que na época passada se cifrem nos 34.000,00€ e 60.000,00€ respetivamente, passando pelos encargos com a eletricidade e gás natural nas diversas instalações desportivas existentes no Concelho que somam mais de 35.000,00€, a Autarquia, apoia, ainda, as associações e clubes desportivos, através da atribuição de subsídios que superam os 100.000,00€ para a presente época desportiva.



A acrescentar a estes apoios, a Câmara Municipal, suporta, ainda, a quase totalidade da manutenção dos diferentes espaços desportivos (cerca de 50.000,00€ por época desportiva) bem como presta apoio financeiro (inserido nos subsídios atribuídos em cada época desportiva) e logístico a todas as atividades pontuais desenvolvidas pelo associativismo desportivo do Concelho.

Entre outros eventos apoiados por intermédio deste programa importa destacar o Torneio Internacional de Voleibol – Summer Cup, o Avalanche, o Louzan Classic Enduro, a Descida Noturna da Serra da Lousã, o Estágio Nacional e Karaté, o Encontro Nacional de Minibasket entre outros.


Documentos para consulta:

 Regulamento para Atribuição de Apoio Financeiro
 Formulário para Apresentação de Plano de Atividades Regulares
 Formulário para Apresentação de Plano de Atividades Pontuais
 Formulário de Avalição de Actividades Pontuais
 Ficha de Registo das Associações do Concelho da Lousã
 Ficha de Identificação da Entidade para Registo das Associações do Concelho da Lousã
 Formulário para Marcação de Dormidas nas Pousadas da Juventude
 Formulário para Requisição de Transporte





Qualificação das Instalações Desportivas

Este Programa surge no âmbito da necessidade de melhoria constante das Instalações Desportivas no que respeita às suas condições de higiene, conforto e segurança, com o objectivo de proporcionar um serviço cada vez melhor a todos os utilizadores.

Neste programa estão contemplados investimentos relacionados com a manutenção geral das instalações desportivas (arranjos), bem como os investimentos relacionados com a melhoria efectiva dos serviços prestados.

A Câmara Municipal, tendo noção das cada vez maiores exigências que se prendem não só com as condições físicas para a prática desportiva mas também com factores de rentabilização e diminuição dos custos de funcionamento das instalações, tem vindo a investir em áreas tão importantes como a recuperação dos pisos dos Pavilhões Municipais N.º 1 e N.º 2 – com especial beneficio para a segurança dos milhares de praticantes que por lá passam –, a instalação de um sistema informático de gestão na Piscina Municipal (investimento de 9.956,28€) bem como a criação de uma nova rede de águas sanitárias (investimento de 10.891,92€) que permite uma gestão mais eficaz traduzida na satisfação dos utentes e melhores condições para a prática da natação.

Do mesmo modo, foi realizado um importante investimento no que respeita ao conforto e segurança dos milhares de espectadores que se dirigem, anualmente, ao Pavilhão Municipal n.º 1 através da substituição das cadeiras existentes na bancada. Com um custo de 6.025,80 €, todas as 420 cadeiras foram substituídas por novas.

Num futuro próximo, a Autarquia pretende alargar os seus investimentos a aspectos tão importantes como a aplicação de energias renováveis nas suas instalações desportivas passando pela melhoria das condições de acesso às várias infra-estruturas por parte de pessoas com incapacidades.

O programa contempla ainda a Carta Desportiva do Município da Lousã onde se encontram definidas as principais orientações no que respeita à construção de novas instalações desportivas e requalificação das existentes, quer numa perspectiva de desporto formal e/ou informal. Neste sentido, são tidas como propostas a executar:

  •  Construção de um Complexo Desportivo Municipal;
  •  Requalificação do Pavilhão do Bairro dos Carvalhos;
  •  Criação de Núcleos de Desporto Informal à semelhança dos já existentes (Polidesportivo e Parque Infantil da Quinta de S. Pedro e Parque Famílias da Quinta das Courelas);
  •  Organização dos espaços existentes na Serra da Lousã para a prática de pedestrianismo, BTT, Todo o Terreno entre outras actividades;
  •  Criação de uma rede de ciclovias;

A Câmara Municipal, apoia, igualmente, quer financeiramente quer logsticamente todas as melhorias/requalificações das instalações desportivas que se encontram sobre a gestão de clubes/associações desportivas.

Alguns casos exemplificativos do forte apoio que a Câmara presta ao associativismo desportivo são os investimentos realizados na requalificação do Campo de Futebol de 7 (investimento de 32.715,30€), na Construção do novo Pavilhão do Bairro dos Carvalhos (investimento de 133.211,34€) e no apoio financeiro e logístico prestado às entidades que se candidataram à “Medida 1 – Higiene e Segurança nas Instalações Desportivas” (investimento na ordem dos 35.000,00€).


 Obra  Antes  Depois


Pavilhão de Serpins

 Pavilhão de Serpins - Antes

 Pavilhão de Serpins - Depois





Balneários do Campo de Rugby de Santa Rita


 Balneários do Campo de Rugby de Santa Rita - Antes

 Balneários do Campo de Rugby de Santa Rita - Depois
 Balneários do Campo de Rugby de Santa Rita - Antes
 Balneários do Campo de Rugby de Santa Rita - Depois






Campo  de Futebol de 7


  Campo de Futebol de 7 - Antes

  Campo de Futebol de 7 - Depois
 Campo de Futebol de 7 - Antes
 Campo de Futebol de 7 - Depois



Partilhar no Facebook