Caminhadas no Concelho da Lousã

Programa Caminhadas - Lousã



Nos dias de hoje, a prática regular da atividade física apresenta-se como um fator de grande importância para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Neste sentido a caminhada aparece como um exercício por excelência para a melhoria da condição física e bem estar psicológico de todos os que a praticam. Por se apresentar como uma forma simples de exercício físico, a caminhada está disponível e ao alcance de todas as pessoas independentemente da idade, género, estatuto social, condição física etc.

Actualmente, são várias as provas científicas que confirmam os muitos benefícios de caminhar regularmente, nomeadamente:
     # Reduz o risco de doença coronária e ataque cardíaco;
     # Baixa a pressão sanguínea (tensão arterial);
     # Baixa o colesterol;
     # Reduz a gordura corporal e ajudar no controlo do peso;
     # Diminui o risco de cancro do cólon;
     # Reduz o risco de diabetes tipo II (não insulino-dependente);
     # Melhora a condição dos ossos e articulações, ajudando a combater a osteoporose e a osteoartrite;
     # Aumenta a força, flexibilidade e a coordenação, reduzindo o risco de quedas;
     # Melhora o bem-estar e a qualidade de vida;

Para uma caminhada segura deverá ter em conta os seguintes cuidados:
     # Se sofrer de alguma doença ou incapacidade informe-se junto do seu médico a forma de iniciar a prática da caminhada.
     # Antes de iniciar o seu treino, faça um leve aquecimento de 5 minutos que inclua alongamentos;
     # Utilize um calçado adequado e específico para a modalidade;
     # Utilize o vestuário adequado à temperatura da época. Este deve ser leve e dar-lhe liberdade de movimento;
     # Hidrate-se antes de começar a actividade;
     # Leve uma garrafa de água para ir bebendo durante e no fim da actividade;
     # Não transporte peso excessivo (p.ex. mochila);
     # Caso tome medicação (para diabetes, asma, etc.), leve-a sempre consigo para se necessitar em caso de emergência;
     # Leve consigo um casaco para vestir, caso a temperatura diminua (aplicável a épocas de tempo incerto);
     # Leve uma t-shirt para trocar depois de realizar a caminhada como forma de evitar que a roupa suada seque no seu corpo;
     # Realize um retorno à calma após a caminhada, diminuindo a intensidade de forma progressiva;

Se caminhar de noite deve:
     # Evitar locais com pouca iluminação;
     # Utilizar roupa reflectora;
     # Informar os seus familiares ou amigos do caminho que pretende percorrer;



A dinamização do programa “Caminhadas 2017” da Câmara Municipal da Lousã tem como principal objectivo incentivar a população Lousanense e todos os interessados a praticar, informalmente, exercício aliado ao contacto com o património natural e cultural do Concelho contemplando, além das caminhadas na serra, caminhadas urbanas.

Este programa conta com o apoio de:


Montanha Clube – Secção de Caminheiros


Activar - Associação de Cooperação da Lousã


UCC Arouce - Unidade de Cuidados na Comunidade


Caminheiros Terras D´Arunce - Lousã




Documentos para download

 Calendário Geral - Caminhadas 2016

 Folheto Percursos Pedestres Urbanos



Próximas Caminhadas:

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