Banco de Voluntariado da Lousã


O Banco de Voluntariado é o local de encontro entre as pessoas voluntárias e a organização promotora das atividades de interesse social e comunitário. Esta iniciativa procura ir além "do ato solidário espontâneo", passando ao "ato solidário organizado", porque através da solidariedade organizada teremos uma melhor gestão de recursos materiais e humanos.

Na Lousã pode fazer voluntariado de âmbito social e comunitário nas seguintes áreas: Infância, Juventude, Deficiência, Idosos, Educação, Cultura, Ambiente, Desporto e Proteção Civil.

O Banco da Lousã foi em criado 2003, tendo sido estabelecido um protocolo de colaboração para a sua gestão e dinamização com a ACTIVAR em 2016. Esta Associação, através do CLDS, acolhe as candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e encaminha-as para organizações promotoras de voluntariado, fazendo o acompanhamento, a formação e a avaliação.

As entidades interessadas em receber o voluntariado devem contactar a Câmara Municipal ou a ACTIVAR.


Objetivos

:: Promover o encontro entre a oferta e procura de voluntários/as e organizações;
:: Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado;
:: Divulgar programas e oportunidades de voluntariado;
:: Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado.



Direitos e Deveres

Os voluntários/as deverão ler e consultar o site da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, onde estão descritos os Direitos e Deveres dos Voluntários. www.cases.pt/voluntariado 

Os voluntários deverão também priveligiar a autoformação nas matérias do voluntariado, bem  como conhecer as entidades onde farão voluntariado, por exemplo, fazendo uma leitura atenta do site da entidade.


Entidades Inscritas

:: ACTIVAR
:: ADIC
:: ARCIL
:: Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras
:: Câmara Municipal da Lousã
:: Centro Paroquial de Solidariedade Social de Serpins
:: Centro Social de Casal de Ermio
:: Louzanimales - Associação pelos Animais da Lousã
:: Santa Casa da Misericórdia da Lousã
Partilhar no Facebook