CLDS 3g - Contrato Local de Desenvolvimento Social


Pobreza e exclusão social são fenómenos que estão muitas vezes associados às questões do desemprego este, facilitador das desigualdades sociais. Para combater estes problemas, o Instituto da Segurança Social lançou o programa "Contrato Local de Desenvolvimento Social" (CLDS) que, desde 2007, tem sido ajustado às necessidades e conjunturas socioeconómicas contemporâneas.

O Programa CLDS3g “Lousã + Inclusiva” pretende promover a inclusão social dos cidadãos através de ações a executar em parceria, que permitam contribuir para: o aumento da empregabilidade; o combate a situações críticas de pobreza, especialmente a infantil; a prevenção da exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades; a concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.

O CLDS3g iniciou em janeiro de 2016 e decorre até dezembro de 2018.

A Entidade Coordenadora do CLDS3g é a ARCIL e a Entidade Executora do Eixo 3 é a Associação Activar.


Eixos de Intervenção


A afetação operacional do programa tem em 3 eixos de intervenção:

:: Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, incluindo a promoção da inclusão das pessoas com deficiência e incapacidade;

:: Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental preventiva da pobreza infantil;

:: Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições.
Cada eixo tem um Plano de Ação constituído com base nos instrumentos de planeamento do Conselho Local de Ação Social, nomeadamente no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social Concelhio.


Documentos 

Consulte aqui alguns documentos produzidos pelo CLDS. 


Partilhar no Facebook