CLAII - Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante


A Câmara Municipal da Lousã associou-se, desde janeiro de 2008, ao trabalho realizado pelo ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – com a criação de um Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII), passando a fazer parte da rede nacional de CLAII.

Objetivos:
Promoção do acolhimento e integração de proximidade da comunidade imigrante, garantindo o acesso à informação e agilizando os processos de legalização;
Pretende-se também potenciar, ao nível local, a organização da articulação entre diferentes entidades para a criação de respostas integradas em diferentes áreas como a educação, o emprego, a saúde e a ação social.

O CLAII da Lousã funciona na Secção de Intervenção Social, Rua Dr. João Santos, n.º 7.

Atividades

No âmbito de um protocolo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Câmara Municipal assegura o serviço de emissão de certidões de residência para estrangeiros da União Europeia.  

Para além do acolhimento/atendimento e que consta do registo na Plataforma CLAII foram e são desenvolvidas outras atividades em parceria com o ACIDI/ACM, nomeadamente:

-  Estudo de Diagnóstico de Caraterização da População Imigrante e Identificação dos seus problemas e dos seus contributos para as dinâmicas de desenvolvimento do concelho da Lousã que teve na base de um convite efetuado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, I.P. sendo este enquadrado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros no âmbito do Programa Geral “Solidariedade e Gestão dos Fluxos Migratórios” – FEINPT

- Plano Municipal de Integração dos Imigrantes 2015-2017

- Projeto "Família do Lado"

- Projeto de Corfebol

A Câmara Municipal tem contribuído para a divulgação da cultura de outros países, através da realização de várias atividades de âmbito cultural como exemplo
sessões de poesia, exposições, convívios, partilhas de gastronomia, entre outros. Tem ainda parcerias locais nomeadamente com a ACTIVAR, no âmbito do Programa Escolhas, e com Escola Profissional da Lousã.

Ligações úteis

Partilhar no Facebook