Rede de Bibliotecas da Lousã

A Rede de Bibliotecas da Lousã é constituída por uma “biblioteca mãe”, a Biblioteca Municipal, e diversas Bibliotecas Escolares do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
Esta Rede disponibiliza informação diversa, como:
- Catálogo Concelhio, que informa sobre os livros existentes nas bibliotecas do Concelho;
- Notícias sobre a atividade das bibliotecas do Concelho e eventos nacionais e internacionais;
- Sugestões de leitura.


Biblioteca Municipal Comendador Montenegro



Situada junto ao edifício dos Paços do Concelho, disponibiliza o seguinte:

Sala de Adultos - Organizada por assuntos e alfabetada pelo apelido do autor, oferece livros sobre diversos temas.
- Hemeroteca – dispõe de jornais diários e semanários e tem também revistas para leitura exclusivamente presencial. É possível consultar algumas coleções, mediante solicitação. Exemplos de jornais atualmente disponíveis: Comarca de Arganil, Correio da Manhã, Diário As Beiras, Despertar, Diário de Coimbra, Diário de Notícias, Diário Económico, Jornal de Notícias, O Mirante, Público, Trevim.
- Leitura de presença – espaço de estudo, leitura e utilização de obras de consulta local (dicionários, gramáticas, etc).

Sala Infantil e Juvenil - Dividida em diversos espaços tais como: “3 aos 5”, leitura BD, leitura de presença, artes plásticas, zona audiovisual. Exemplos de atividades regulares: “Hora do Conto” com dois livros diferentes por mês, montra “Autor do Mês”, trabalhos manuais “As oficinas da Mena”, “Festas do Pijama”, “Conhece a biblioteca”, entre outras.

Espaço Internet – Oito computadores ligados à Internet para utilização gratuita durante 45mn ou mais tempo, caso não haja utilizadores à espera. Possibilidade de imprimir e digitalizar documentos. Outros serviços: bilheteira do Cineteatro da Lousã (diariamente até cerca das 17h). O seu horário nem sempre coincide com o da Biblioteca Municipal: de 2.ª a 5.ªFeira das 11h às 20h; 6.ª das 10h às 22h, sábado das 10h30 às 20h30; domingo das 14h às 18h (horário reduzido no período de verão). 

Auditório – Sala com capacidade para cerca de 80 pessoas, que pode ser alugada ou emprestada, mediante solicitação. Equipada com recursos tecnológicos, como quadro interativo, datashow e retroprojetor. 

Centro de Recursos – Espaço com materiais educativos que é possível requisitar com o Cartão de Leitor da biblioteca. Exemplos: instrumentos musicais (guitarras, teclados, percussões); materiais científicos (microscópios, torsos), jogos (tácteis, sonoros, tradicionais).

Sala de Reservados - Espaço onde se encontram obras consideradas de valia cultural e provenientes de doações. Espólio cultural de figuras ilustres como o Comandante Fernandes Costa, João Luso e o Comendador Montenegro.

Arquivo Histórico Municipal – Espaço onde se guardam os documentos relativos à história da Lousã. Acesso reservado onde é permitida consulta de documentos na presença de funcionário.

Gabinetes técnicos – Serviço de referência, tratamento documental do fundo bibliotecário da Biblioteca Municipal e das Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo, entre outros.

Pátio Interior – Espaço multifunções, acessível através da Sala Infantil e Juvenil e do Auditório da Biblioteca.

Átrio – Espaço de exposições temporárias e de dinamização de atividades diversas, onde se encontra o balcão de atendimento. 

Informações:
- Cartões de Leitor – Emitidos na Biblioteca Municipal, estão disponíveis em duas modalidades: utilizador individual e utilizador coletivo. Podem ser requeridos gratuitamente: o primeiro, mediante a apresentação do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão; o segundo, mediante articulação com a entidade que requer o Cartão de Leitor Coletivo.
- Empréstimo de Livros – Gratuito durante 15 dias consecutivos, sendo possível renovar a requisição telefónica ou pessoalmente na biblioteca, ou através do e-mail biblioteca@cm-lousa.pt (indicando a biblioteca onde requisitou, número de leitor e título que pretende renovar).
- Empréstimo Áudio e Vídeo – Gratuito por 2 dias, sendo possível renovar a requisição pessoalmente.
- Horário – No verão de 2.ª a 6.ª Feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30; no inverno de 2.ª a 6.ª Feira das 9h às 12h30 e das 14h às 19h; sábados das 10h às 13h e das 15h às 18h30. O horário de inverno coincide com o início do período letivo.
- Contactos - 239 990 383; biblioteca@cm-lousa.pt; Avenida Coelho da Gama 3200-200 Lousã.

Bibliotecas Escolares 
 
Situadas em cada uma das Escolas Públicas do Concelho da Lousã, as bibliotecas escolares podem ser utilizadas pela Comunidade Educativa e o seu fundo bibliográfico (livros, CD e outros recursos) pode ser solicitado mediante empréstimo interbibliotecário. 
As bibliotecas escolares estão equipadas com material informático e audiovisual, dotadas de um fundo bibliográfico atualizado e são dinamizadas pela rede de Bibliotecas da Lousã, Professores Bibliotecários, Docentes e Assistentes Operacionais.

Informações:
- Empréstimo de Livros – Gratuito durante 8 dias consecutivos, sendo possível renovar a requisição telefónica ou pessoalmente na biblioteca, ou através do e-mail rblousa@gmail.com (indicando a biblioteca onde requisitou, número de leitor e título que pretende renovar).
- Empréstimo Áudio e Vídeo – Gratuito por 2 dias, sendo possível renovar a requisição telefónica ou pessoalmente.
- Horário - Definido pela respetiva escola, usualmente coincide com os horários escolares. 
- Contactos - Através da respetiva escola, do seu órgão de gestão ou da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

Partilhar no Facebook