Energias Renováveis



As energias renováveis são também chamadas de energias alternativas pois, sendo uma fonte natural de energia de baixo impacto ambiental. Estas substituem os combustíveis fósseis (petróleo e carvão), produtos cada vez menos disponíveis e mais dispendiosos.





Dentro das energias renováveis destacam-se:

Energia Solar:


Energia proveniente do sol, transformada em calor (aquecimento de água) ou eletricidade, através de painéis solares ou fotovoltaicos.
No caso da produção de calor, os coletores solares térmicos captam a radiação solar convertendo-a em calor para aquecer o fluído.







Energia Eólica:


Energia obtida pela ação do vento, que pode converter-se em eletricidade.
Esta energia já é utilizada há muitos anos através dos moinhos de vento e barco à vela. Atualmente a eletricidade já é obtida através de aerogeradores, localizados em zonas abertas com uma média anual de velocidade do vento elevada.





Energia Biomassa:


É a energia química armazenada na matéria orgânica, através da transformação de produtos de origem animal e vegetal em energia elétrica e calorifica.  
Esta energia é obtida através da combustão de lenha, resíduos florestais, resíduos agrícolas, entre outros.





Energia Hidráulica:


Energia produzida pelas barragens localizadas em cursos de água.
A energia é produzida pela corrente do curso de água que, ao entrar na barragem, faz gira umas turbinas para a produção de eletricidade.
Partilhar no Facebook