Câmara Municipal aposta na formação das equipas escolares

[+] Fotos
Formação “Resíduos, Reciclagem e Compostagem
Aprendizagem ao Longo da Vida

A Câmara Municipal continua a promover formação destinada aos recursos humanos das Escolas. O Plano de Formação 2016/17 prevê ações para as pausas letivas do Natal, Páscoa e Verão e ao longo do ano letivo.

Os destinatários são: os Monitores das Atividades de Tempos Livres (ATL) e das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF); as Assistentes Operacionais com funções em Escolas e Jardins de Infância; a Equipa de Segurança Alimentar que garante a Certificação de Qualidade dos Refeitórios Escolares e as cozinheiras e ajudantes de cozinha da empresa que confeciona as refeições escolares, a Gertal.

Na pausa letiva da Páscoa decorreu a ação de formação para os Monitores de ATL e AAAF sobre “Boas Práticas na Separação de Resíduos, Reciclagem e Compostagem”, onde foram revistas noções sobre a valorização de resíduos, no sentido de prestarem serviços de educação para a sustentabilidade de um modo mais integrado e eficaz.

Também no início de abril decorreu uma formação ministrada pela Konkrets sobre “Comunicação Pedagógica” destinada às Assistentes Operacionais. Aí, testaram-se ferramentas e técnicas comunicacionais de gestão assertiva das relações interpessoais, que promovem o trabalho em equipa e recordaram-se algumas atividades de recreio.

Já este mês, sob o tema da “Alimentação e Confeção Saudável dos Alimentos”, as cozinheiras e ajudantes de cozinha reviram noções sobre o consumo de hortícolas e frutas, e a Equipa de Segurança Alimentar também participou nesta ação ministrada por Paula Ângela do ACeS Pinhal Interior Norte. Na próxima 3.ª feira, o mesmo público irá assistir à ação “A Qualidade nutricional das ementas escolares”, com Maria de Fátima Fernandes da mesma ACeS. Estas formações, mediadas por nutricionistas, fazem parte de um conjunto de iniciativas que assinalam o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, dia 20 de maio de 2017.

Na pausa do verão, será ministrada por uma psicóloga da Autarquia a ação “O pequeno adulto – processos de comunicação pedagógica e relacional com as crianças" que pretende dotar as participantes de conhecimentos teóricos e práticos para adequar a sua intervenção às caraterísticas comportamentais das crianças e jovens, compreender e gerir estados emocionais diferenciados e conflitos e melhorar a qualidade da relação criança-adulto.

Pretende-se que também estes espaços de educação não formal tenham um papel ativo na formação de cidadãos ambientalmente mais responsáveis e contribuam para o objetivo do Programa Eco-Escolas - a atribuição da bandeira verde.