Alimentação

Alimenta-te bem, cresce saudável

Alimenta-te bem, cresce saudável

A Autarquia tem plena consciência que uma alimentação adequada contribui significativamente para o equilíbrio físico e mental das crianças. Por isso, apostou nas infraestruturas de cozinhas e refeitórios, certifica o fornecimento de refeições pela Norma ISO 22 000 e exige a formação e a contínua dos recursos humanos que operam nos refeitórios, bem como avaliação de todo o processo.

A Câmara Municipal entende que o momento da alimentação na escola é uma oportunidade para a educação das crianças e jovens no sentido de aprenderem a comer de forma saudável.

Assim, pretende-se que a sensibilização para uma boa alimentação seja um processo constante.

Sob a máxima “Alimenta-te Bem, Cresce Saudável”, são realizados ações de Educação para a Alimentação como:

    •  Formações e conferências para profissionais, pais e ao público em geral;
    •  Sensibilizações diversas;
    •  Dias das Sopas, Refeições Vegetarianas;
    •  Ementas com gastronomia tradicional, de gastronomia do mundo e de comemoração de dias festivos.

A Autarquia está aberta a propostas da comunidade.

Regime de Fruta Escolar

Este programa nacional consiste na inclusão e distribuição gratuita de frutas e hortícolas, com caráter regular, nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Câmara Municipal também distribui fruta nos Jardins de Infância do Concelho, assumindo integralmente os custos.

Assim, pretende-se: criar hábitos alimentares saudáveis que contribuam para o combate à obesidade; prevenir doenças cardíacas, cancro e diabetes; promover ações para dar a conhecer os alimentos saudáveis e a origem dos produtos agrícolas.

Partilhar no Facebook